PERGUNTAS FREQUENTES 

01 – O que é a Conexão Rússia? 
A Conexão Rússia é o representante das principais Universidades da Rússia no Brasil. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para o visto da permanência legal do estudante na Rússia, na entrega da vaga e posterior inscrição na universidade, no encaminhamento do aluno para Faculdade Preparatória e, posteriormente, para o primeiro ano do curso escolhido e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

 
02 – Como faço para me inscrever? / Como é o processo seletivo? 

Para ser aceito nas faculdades conveniadas com a Conexão Rússia o estudante precisa seguir os seguintes passos:

1- Preenchimento do formulário de inscrição (enviado por e-mail)

2- Entrevista com a Conexão Rússia (presencial ou por telefone) a ser marcada até 1 semana após o envio do formulário de inscrição. O objetivo da entrevista é entender as necessidades e o perfil do aluno e orientá-lo em relação aos melhores cursos oferecidos na Rússia.

3- Envio da cópia do passaporte e histórico/certificado de conclusão do ensino médio (para graduação). Para pós-graduação: certificado e histórico da faculdade.

 
03 – Quais os requisitos para ingresso no Programa?

Podem se inscrever alunos a partir do 2º ano do Ensino Médio para ingresso na Faculdade Preparatória e o perfil do candidato tem que se encaixar no perfil do Programa e da Universidade.
 

04 – Qual é a idade limite para ingresso? 

A idade limite que pelo Ministério da Educação Russo aceita para Graduação é 35 anos; para Pós-Graduação, Doutorado não tem limite de idade.


05 – Ainda não conclui o Ensino Médio, posso participar do Programa? 

Sim, poderá participar do Programa enviando o boletim mais recente e declaração de escolaridade para o ano que irá concluir o Ensino Médio.
 

06 – Estou concluindo o Ensino Médio e ainda não saiu meu histórico e certificado, posso participar do Programa?

Sim, pode. Deverá enviar seu boletim mais recente e uma declaração de escolaridade. Assim que for emitido o histórico por seu colégio, deverá encaminhar a cópia dos documentos para a Conexão Rússia.

07 – Ainda não sei qual Universidade estudar, o que escolho?  

Dependendo da Universidade, tem todas as áreas acadêmicas ou então é mais voltada a uma área (como Academias Médicas). Se ainda não sabe qual escolher, durante a entrevista será debatido e escolhido qual a sua melhor opção.

 08 – Já fiz parte de curso em uma Faculdade aqui no Brasil, posso revalidar matérias na Rússia? 

Após concluir a Faculdade Preparatória e saber o idioma, deverá solicitar na secretaria da Universidade e apresentar o histórico das matérias que já fez. Assim, a Universidade irá avaliar quais matérias poderá revalidar.
 

09 – Parte do Programa de estudos é subsidiada pelo Governo Russo, quais valores o aluno desembolsa?

O Governo Russo auxilia os alunos estrangeiros para que estudem em suas Universidades, colocando valores simbólicos pelos estudos, livros, tutoria acadêmica, bancando gastos diários das moradias (gás, água quente e fria, luz, calefação) e quase todas as mensalidades do seguro médico .

O aluno tem que desembolsar gastos com taxas de serviços, visto de estudante, legalizações de documentos, passagens aéreas, alimentação durante todo o curso (valor mensal), e valores simbólicos pelos estudos, livros, tutoria acadêmica, moradia compartilhada, seguro médico e transporte (este último, se necessário for).
 

10 – É possível parcelar os valores da Universidade?

Os valores de estudos, acesso a livros, acomodação compartilhada, seguro médico são valores das Universidades Russas e por isso, não podemos parcelar estes valores que são pagos diretamente na Universidade, na Rússia.
 

11 – Posso trabalhar enquanto estudo?

Por ter visto de estudante, terá que ter autorização da Universidade para que possa  trabalhar. E não é possível conciliar trabalho e estudos em período  integral.
 

12 – Como obtenho o visto para a viagem?

A Conexão Rússia auxilia o aluno na obtenção do visto de estudante, que é realizado na Embaixada ou Consulado Geral da Rússia no Brasil.

13- Pode estudar em inglês na Rússia?

A Conexão Rússia não recomenda cursar universidades na Rússia no idioma inglês!!!

Pode parecer mais fácil no começo mas com o tempo muitos alunos acabam desistindo do curso pela baixa qualidade de ensino e dificuldade de viver o dia a dia num país sem saber falar seu próprio idioma. A grande maioria dos russos não falam inglês e muitas vezes os próprios professores destas universidades que oferecem o curso em inglês tem pouco domínio do idioma.

WhatsApp chat