A Conexão Rússia oferece consultoria especializada para cursar uma graduação na Rússia

ensino superior na Rússia é de excelência e muito mais barato do que estudar em outros países da Europa. Por exemplo, pode-se estudar medicina ou um curso de mestrado na área de engenharia de petróleo por R$7000,00 por ano (menos de R$600,00 por mês) com direito à residência universitária. Também existem ofertas anuais de bolsas de estudos para estrangeiros, sendo que somente em 2016 foram oferecidas 15mil bolsas de estudos para estrangeiros  em diversas universidades. Além disso a segurança pública na Rússia é invejável e esse imenso país possoui muita história, desde os tempos do Império Russo governado pelos czares, da segunda guerra mundial, do período da União Soviética e do programa espacial russo até os dias atuais com o tão respeitado e temido governo Putin.

Mas como estudar nesse país

A Conexão Rússiauma associação de brasileiros que estudam e trabalham na Rússia na qual possui projetos com diversas Universidades de ponta nesse incrível país.

Antes de iniciar um curso de graduação ou pós-graduação na Rússia o estudante brasileiro precisa obrigatoriamente estudar em uma Faculdade Preparatória.  O período letivo começa em setembro na Rússia e nessa faculdade será ensinado o idioma russo desde “do zero”- alfabeto, vocabulário, gramática- tudo em russo (não se preocupe que os professores possuem uma didática incrível e nas primeiras aulas já se aprende bastante:))). Esse tempo na faculdade preparatória é também um período em que o estudante vai ter para adaptação na Rússia: como fazer compras num supermercado, como abrir conta num banco, como se locomover em transporte público,  entender como funciona a faculdade, fazer amigos, ou seja para se virar no dia a dia. A Conexão Rússia fica responsável pelo aluno em toda essa fase de adaptação.

O processo para se inscrever em uma universidade russa consiste basicamente nos seguintes passos:

  1. Envio da cópia do passaporte (recomendo com pelo menos 2 anos para vencer) por e-mail para aConexão Rússia para a elaboração da Carta Convite (documento oficial emitido pelo governo russo para estudantes estrangeiros)
  2. Tradução juramentada do histórico e certificado escolar para o russo:
    1. Do ensino médio para quem deseja fazer um curso de graduação aqui, como medicina ou engenharia.
    2. Do ensino superior para quem deseja, assim como eu, fazer um curso de pós-graduação (mestrado ou doutorado).
  3. Apostilamento dos documentos traduzidos no cartório.
  4. Após 4 semanas em média a Conexão Rússia envia a carta convite por e-mail ao estudante. Observação importante: Na carta convite vem escrita a data de entrada na Rússia. Somente após essa data o estudante deverá entrar na Rússia. Recomenda-se esperar a emissão deste documento para a compra das passagens aéreas.
  5. Com a carta convite, passaporte e documentos originais traduzidos em mãos é hora de ir até o consulado russo mais próximo e dar entrada no visto de estudante e na validação dos documentos traduzidos.
  6. Após 1-2 semanas retira-se o visto e os documentos validados pelo consulado.
  7. Agora é hora de se planejar e partir para a terra do Putin 🙂

As inscrições nas Universidades na Rússia começam geralmente em abril/maio e vão até junho. Ou seja, dentro desse período de tempo deve ser dada a entrada na Carta Convite em alguma Universidade de sua escolha com a ajuda da Conexão Rússia.

Após o curso preparatório, o estudante presta um exame final do idioma russo e das disciplinas específicas, e com o certificado em mãos pode-se matricular em qualquer universidade na Rússia para o curso que eu queira.

Como brasileiros podem cursar medicina e outros cursos na Rússia em 2019
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat