1. A Rússia, oficialmente Federação Russa é um país localizado no norte da Eurásia (Europa e Ásia em conjunto). Sua capital e cidade mais populosa é Moscou, com 12 milhões de habitantes (2013).

Capital da Rússia- Moscou

2. A Rússia foi o maior Estado da antiga União Soviética. Após a desintegração da União das  Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), passou a ser oficialmente chamada de Federação Russa em 1990.

3.  É o país com maior área do planeta com cerca de 17 milhões de metros quadrados, o tamanho equivalente de 2 Brasis. Seu território cobre quase metade da Europa e um terço da Ásia. 

4.  A Rússia faz fronteira com catorze países:

Noruega, 
Finlândia, 
Estônia, 
Letônia, 
Bielorrússia, 
Lituânia, 
Polónia, 
Ucrânia, Geórgia, 
Azerbaijão, 
Cazaquistão, 
China, 
Mongólia 
e a Coreia do Norte; totalizando 19533 quilómetros 
de fronteiras terrestes. 

5. A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, 
particularmente petróleo e gás natural.  O país é a décima segunda maior economia do mundo por PIB nominal e a sexta maior economia do mundo em paridade do poder de compra e com o sexto maior orçamento militar nominal. O orçamento de Estado da Rússia para 2018 foi 943,6 bilhões de rublos (R$57,6 bilhões) para a “Defesa Nacional” e 1,3 trilhões de rublos (RS 79,4 bilhões) para “Segurança Nacional e Proteção da Lei”.

Míssel balístico continental Tupol M em Moscou

6. A Rússia tem o maior arsenal de armas nucleares e a segunda maior frota de submarinos nucleares do mundo.

7. Na Rússia, vigora o sistema estatal de uma República Federal onde existem dentro desse país várias divisões autónomas. Actualmente, a Federação é dividida em 83 partes das quais: 46 são oblasts (províncias) (regiões administradas por um governador); 21 são repúblicas (territórios administrados por um presidente como chefe de Estado e por um primeiro-ministro como chefe de Governo); 9 são krais (territórios); 4 são oblasts autónomos (regiões autônomas administradas por um governador); 2 são cidades federais (MoscouSão Petersburgo, ambas administradas por prefeitos); 1 é província autônoma (Oblast Autônomo Judaico, administrado por um governador).

8. O Centro da língua Russa afirma que um quarto da literatura científica mundial é publicada em russo. Uma das seis línguas oficiais da ONU é o russo. 

9. A literatura russa é considerada uma das mais influentes e desenvolvidas do mundo, contribuindo com muitas das mais famosas obras literárias da história universal. 

10. A maior floresta do mundo é a  taiga russa. Formada por coníferas, a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá. 

11. Os ateus russos somam 48% do total da população do país. 

12. O VK é a rede social mais popular na Rússia e o nono site mais acessado do mundo, segundo o Similar Web, com 477 milhões de contas. A plataforma é semelhante ao Facebook e dispõe de recursos como a postagem de textos, fotos e vídeos, além de grupos, serviços de música nativo e ferramenta para anúncios. Disponível na versão web e em apps para WindowsAndroid e iOS, o site permite escolher entre 86 opções de idiomas, como o português e o inglês. (fonte techtudo)

Rede social russa VK

13. A Vodka, bebida tradicional da nação, foi introduzida na Rússia no período 1448-1474. O nome Vodka vem da palavra russa para a água: voda. 

14. O Ano Novo é o feriado mais importante do país, mas o Natal também é comemorado, porém no dia 7 de janeiro, seguindo as tradições do cristianismo ortodoxo. 

15. A comida tradicional é muito saudável: comem-se muitos legumes – batata, repolho, cenoura, cogumelos, cereais, saladas. O prato mais comum é o chamado “pelmeni”, uma massa fina recheada com carne moída em forma de pequenos pastéis cozidos em água fervente.

15 Curiosidades sobre a Rússia que você precisa saber
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat